Formação Humana

DO PENSAR AO AGIR - Introdução à Formação Humana

A Formação Humana promove oportunidades de descoberta, experiência e reflexão, colaborando no desenvolvimento das diferentes dimensões da pessoa, em equilíbrio harmonioso e progressivamente assumido em atitudes, conhecimentos e capacidades que habilitam a respostas positivas aos desafios do mundo que rodeia a criança e o jovem em formação. Mas também criando e fortalecendo a consciência, o caráter e a autoconfiança de uma pessoa para poder responder aos desafios do futuro, na vida pessoal, social e profissional.

A vivência e a experiência humanas, afetivas e quotidianas de uma escola são a grande base da Formação Humana. O ambiente familiar - matriz essencial da prática da Blue School Euro-Atlântico - acolhe, aconselha e conforta, mas também exige e desafia, assim como recompensa ou apoia nova tentativa. Alertamos os nossos alunos para situações concretas da comunidade local, nacional ou mundial e procuramos a consciencialização ou solidariedade ativa para essas situações, as mais das vezes em ações comuns que reforçam também os laços entre os seus atores, solidificando amizades, métodos de trabalho em equipa e perceção da importância de ter e de lutar por projetos, quer pessoais quer comuns, com a alegria de ver resultados e de saber que o cumprimento de um dever ou a defesa de princípios em que acreditamos são já, por si, pessoalmente motivadores e realizadores.

São essenciais a identidade e a coerência de todos quantos participam no processo de formação humana. Mas é igualmente um valor a diversificação de experiências, de idades e perspetivas, do conhecimento e respeito pelas diferenças de pensamento. Na Blue School Euro-Atlântico damos valor a esta abordagem abrangente da vida e do humanismo, na melhor tradição universalista portuguesa.

ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS

Como posso saber mais?
Adquirir conhecimentos permite-te saber mais.

Como aprendo a fazer melhor?
Aperfeiçoar aptidões permite-te saber fazer melhor.

Como posso ser diferente?
Mudar e assumir atitudes permite-te saber ser diferente.

Como posso intervir?
Identificar, analisar e resolver problemas permite-te saber intervir.

Como posso decidir melhor?
Seguir A Via Útil Para o Futuro, permite-te decidir melhor.
 

A VIA ÚTIL PARA O FUTURO

(Errata dos Valores, aconselhada por Ernâni Rodrigues Lopes)
Onde vires ou leres: Pratica ou lê:
Aldrabice Honestidade
Facilitismo Exigência
Golpada Seriedade
Ignorância Conhecimento
Mandriice Trabalho
Moleza Dureza
Videirismo Honra
Vulgaridade Excelência
(Videirismo = próprio do videiro, videirinho ou fura-vidas - aquele que não olha aos meios nem hesita em cometer baixezas para chegar aos seus fins)

Se o pretender, pode agilizar duma forma cómoda o processo de inscrição, pedindo a marcação de entrevista por esta via.

PORQUE ESCOLHER-NOS

A construção de boas relações interpessoais em toda a Comunidade Educativa,
simultaneamente como ambiente de trabalho mais feliz e mais eficaz e como aprendizagem para a vida.
Promovemos o conhecimento e o relacionamento entre todos.
Criamos e praticamos o Espírito de Família.

Instituição, Missão & Visão

Às necessidades educativas das crianças e jovens em todo o seu percurso de vida pré-universitária, do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, com qualidade, eficiência e exigência, numa perspetiva dinâmica e de constante aperfeiçoamento.

Projeto Educativo

Que os nossos alunos tenham conhecimento profundo sobre as diferentes disciplinas ou áreas curriculares, mas também saibam ser trabalhadores, atentos às mudanças, criativos e inovadores, solidários e respeitadores da diversidade do outro.

Espaços Educativos

Os espaços educativos da Blue School Euro-Atlântico encontram-se localizados na freguesia de S. Mamede de Infesta, no extremo dos concelhos do Porto e de Matosinhos, na confluência da Via Norte / Circunvalação e no prolongamento da Via de Cintura Interna.

Currículo do Mar - Programa Blue School

Nas próximas décadas Portugal será, pois e ainda mais, um país euro-atlântico em que esta segunda componente reforçará a primeira, também no plano económico e geográfico, num todo que importa seja equilibrado e potenciador da nossa afirmação no mundo, mais globalizado e interdependente do que alguma vez o foi anteriormente.
logo_blueschool.png

Últimas Notícias

Parceiros

Contactos

Blue School Euro-Atlântico

Rua do Tronco 4465-274 S. Mamede de Infesta
(confluência Via Norte / Circunvalação)
Tel: 229 069 330 | Fax: 229 060 314
Dúvidas ou dificuldades no acesso ou utilização do website: gestor.website@euroatlantico.pt